Reintegração de posse é o alívio de quem perdeu um imóvel ou está com a posse contestada. Você já sentiu a tensão de ver o seu imóvel sendo invadido ou contestado? A insegurança é devastadora, pois a perda do que é seu não é apenas uma questão de propriedade, mas de estabilidade e segurança. Para quem está passando por isso, a reintegração é a única maneira de retomar o controle do bem.
No entanto, em meio a essa situação, surge outra dúvida: será que existe a possibilidade de usar o usucapião como defesa para manter a posse do imóvel? Veja agora as principais informações sobre o assunto.
O que é reintegração de posse?
A reintegração de posse é uma ação judicial que visa retomar a posse do imóvel para quem perdeu o controle sobre ele, seja por invasão, desapropriação ou outras situações.

Ela é usada quando o possuidor legítimo tem a posse do imóvel, mas perdeu o direito de exercer essa posse de forma pacífica. A reintegração não trata da titularidade legal do imóvel, mas sim da posse, ou seja, quem está fisicamente controlando o imóvel.
Desse modo, o objetivo da ação é devolver ao proprietário ou possuidor o controle da propriedade. A ação é frequentemente usada em casos de invasões, ocupações indevidas ou disputas de posse.
Qual a relação entre reintegração de posse e usucapião?
A reintegração de posse e o usucapião estão intimamente relacionados, mas atuam de formas diferentes no contexto jurídico.
Enquanto a reintegração busca restituir a posse ao proprietário legítimo, o usucapião tem como objetivo reconhecer o direito de propriedade de quem exerce a posse do imóvel por um longo período de tempo, sem contestação, de forma contínua e mansa.
Sendo assim, a reintegração é uma ferramenta para quem quer retomar a posse. Ao contrário do usucapião que é uma forma de adquirir a propriedade, transformando a posse em direito legal.
Portanto, quando alguém é alvo de uma reintegração, o usucapião pode ser a defesa para contestar a ação e garantir a permanência na propriedade.
É possível a alegação de usucapião como defesa da reintegração de posse?
Sim, é possível usar o usucapião como defesa em uma reintegração de posse, mas isso depende das circunstâncias do caso.
Se o ocupante do imóvel pode comprovar que possui a posse do imóvel de forma contínua, mansa e pacífica por um período mínimo de tempo (normalmente cinco anos, para usucapião extraordinário), ele pode alegar que já possui o direito de propriedade por meio do usucapião.
Desse modo, o juiz analisará se o usucapião é aplicável, levando em consideração o tempo de posse, a ausência de contestação e outros requisitos legais.
Esse argumento pode impedir a reintegração, pois o usucapião, quando comprovado, transforma a posse em propriedade legal.
Quanto tempo dura uma reintegração de posse?
O tempo para a conclusão de uma reintegração pode variar dependendo de diversos fatores, como a complexidade do caso, a resistência do invasor e a carga de trabalho do Judiciário.
Em casos simples, o processo pode ser resolvido em poucos meses, mas, quando existem disputas complexas ou apelações, o tempo pode se estender por anos.
Além disso, o prazo geralmente é determinado pela agilidade do cartório, pela apresentação de provas e atuação do advogado responsável.
A reintegração interrompe o prazo para usucapião?
Sim, a reintegração de posse pode interromper o prazo para a usucapião. Quando ocorre uma ação de reintegração, o possuidor do imóvel perde a posse momentaneamente, o que implica na interrupção da contagem do tempo necessário para solicitar a usucapião.

Além disso, se a posse for retomada por meio de reintegração, o período anterior de posse não será considerado no cálculo para a aquisição da propriedade via usucapião.
Por isso, é importante que quem esteja em processo de usucapião se resguarde de ações de reintegração, garantindo que sua posse seja pacífica e sem contestação.
Cuidar do seu patrimônio é importante para manter a casa própria
Para um processo jurídico, a ajuda de um advogado especializado é fundamental, pois é por meio dele que você consegue garantir os seus direitos e evitar maiores dores de cabeça.
A Caldeira Advocacia é especialista em direito imobiliário e pode garantir que sua posse esteja segura, seja através de usucapião ou da reintegração.
Com a orientação certa, você minimiza riscos e resolve seu problema de forma eficiente e segura.
Fale conosco e saiba mais!
